A Retail API permite que utilizemos de métricas para ajudar a determinar como que o uso da API está impactando o negócio.
Poderemos ver as métricas ao ir na opção Retail > Monitoramento e análise > ANALYTICS:
Todas as métricas da Retail search são:
- Pesquisas: O número total de pesquisas realizadas em todo o site.
- Taxa de cliques: O número de cliques nos resultados da pesquisa dividido pelo número total de pesquisas em todo o site. (O número total de pesquisas inclui consultas paginadas.)
- Taxa de conversão: O número de eventos de compra que ocorrem a partir dos resultados da pesquisa dividido pelo número total de pesquisas.
- Adicionar à taxa do carrinho: O número de eventos de adição ao carrinho que ocorrem nos resultados da pesquisa dividido pelo número total de pesquisas.
Falando da parte de monitoramento é possível utilizar o Cloud Monitoring para criar alertas que serão acionados se o número de erros retornado pelo método search
da api fizer com que a proporção fique acima do limite determinado por mais de cinco minutos. É possível ajustar o limite de acordo com o ambiente.
Para configurar alertas no console de varejo, siga estas etapas:
- Acesse a página no Retail > Monitoramento e análise > Monitoring do Console do Google Cloud.
- Clique em Alertas recomendados.
- O painel "Políticas de alerta recomendadas" aparecerá à direita. Ele exibe uma lista de alertas recomendados para o projeto.
- Ative a opção High search error ratio e ajuste o limite para se adequar ao seu ambiente, o padrão é 0,03.
- Escolha um meio de notificação no qual a notificação será enviado caso o alerta for acionado (pode ser um email, tópico pub/sub, SMS, celular…)
- Clique no botão Submit.
Referências:
https://cloud.google.com/retail/docs/create-configs?hl=pt-br
https://cloud.google.com/retail/docs/manage-controls?hl=pt-br