Introdução ao Retail Search - O que é?

 


O que é Retail Search?

O Retail Search é um serviço totalmente gerenciado que faz parte da Retail API(Google Cloud for Retail) que é um conjunto de outras ferramentas do Google Cloud para empresas do setor de varejo.

Com ela, podemos fornecer resultados personalizáveis e de alta qualidade para produtos utilizando a consulta e a compreensão contextual do Google para melhorar a descoberta de produtos num site e em aplicativos para dispositivos móveis.

Esta ferramenta pode ser muito útil para o negócio e pode ajudar a reduzir o abandono da compra por clientes aproveitando os recursos e qualidade do Google, melhorando a experiência de compra pela facilidade de pesquisa de produtos, o que pode melhorar a conversão e valor do pedido personalizando a experiência de compra.

Recursos

Os principais recursos da Retail Search são:

  • Ordem: É possível definir a ordenação dos resultados da pesquisa por vários campos, em ordem de prioridade.
  • Filtros: É possível filtrar com o intuito de refinar os resultados da pesquisa do seu site.
  • Hierarquias de produtos: É possível incluir coleções e variantes em um catálogo de produtos pesquisáveis.
  • Expansão de consulta: É possível aumentar os resultados retornados em um consulta que normalmente não teriam muitos resultados, como consultas que usam palavras-chave muito específicas.
  • Paginação: Podemos controlar a quantidade dos resultados da pesquisa para diminuir o tempo de busca e o tamanho da resposta.
  • Limite de relevância: É possível ajustar a relevância dos resultados retornados com o recall (retornando mais resultados para a consulta).
  • Atributos dinâmicos: Podemos gerar automaticamente chaves de atributos com base em consultas de pesquisa e fazem uma reclassificação automaticamente com as chaves fornecidas na solicitação de pesquisa.
  • Intensificação e encerramento: Podemos controlar a classificação dos resultados da pesquisa ao priorizar ou não tipos de resultados.

Como funciona?

O Retail Search usa a API Retail do GCP (juntamente com o Recommendations AI).

É possível usar a API Retail para fazer upload e gerenciar informações de um catálogo de produtos e logs de eventos de usuários para sites.

É possível conseguir e personalizar os resultados com base nessas informações.

Além disso, a API Retail continua a usar esses dados para treinar e atualizar modelos que melhoram suas previsões e resultados de pesquisa, porém para funcionar o Retail precisa de duas coisas:

  • Catálogo de produtos: informações sobre os produtos que estão sendo recomendados para os clientes. Isso inclui o título, a descrição, a disponibilidade em estoque e os preços do produto.
  • Eventos do usuário: comportamento do usuário final no seu site. Isso inclui eventos como quando um usuário visualiza ou compra um item específico ou quando seu site mostra uma lista de produtos. Alguns eventos usados são:

-add-to-cart : Adiciona o produto ao carrinho. 

-category-page-view : Exibe páginas especiais, como páginas de promoção.

-detail-page-view : Exibe a página de detalhes do produto. 

-home-page-view : Exibe a página inicial. 

-purchase-complete : Conclui a finalização da compra. 

-search : Pesquisa no catálogo. 

-shopping-cart-page-view : Exibe o carrinho de compras.

Observação: É importante mencionar que os eventos precisam atender alguns requisitos tanto para Api Retail quanto para o Retail Search, são eles:

Requisitos de eventos para a Api Retail:

  • Para todos os tipos de eventos não podemos ter eventos duplicados, pois eventos duplicados podem resultar em valores incorretos de métricas e afetar negativamente a qualidade do modelo.
  • Devemos ter pelo menos 100 IDs de visitantes únicos para cada tipo de evento processado, pois isso garante que a API Retail tenha dados suficientes para gerar resultados de qualidade.
  • O campo Product.name é obrigatório para todos os produtos. Use o nome completo do recurso do produto, não o ID do produto, que é o componente final do nome do recurso (um evento que inclui um produto sem campo Product.name não pode ser usado na API Retail.)
  • Os produtos incluídos nos eventos precisam constar no catálogo de produtos (a proporção de eventos não associados deve ser a mais baixa possível. Uma proporção alta pode afetar negativamente a qualidade da recomendação ou dos resultados da pesquisa.)
  • Para o tipo de evento detail-page-view devemos incluir exatamente um produto por evento(o evento não poderá ser usado se não houver um produto. Se vários produtos forem incluídos, o evento será considerado incorreto e não poderá ser usado.)
  • Para o tipo de evento add-to-cart devemos incluir exatamente um produto por evento(Se vários produtos forem incluídos, o evento será considerado incorreto e não poderá ser usado.)
  • Para o tipo de evento purchase-complete devemos incluir purchase_transaction.revenue(Sem esse campo, os modelos de otimização de receita não estarão disponíveis.) e devemos incluir exatamente um purchase_transaction.currency_code em todos os eventos de compra(Os eventos de compra sem esse campo resultam em métricas de receita incorretas.)

Requisitos de eventos para a Retail Search:

Além dos requisitos acima, os requisitos abaixo são proprios para a Retail Search, são somente no tipo de evento Search:

  • É necessário que search_query exista para eventos de pesquisa (exceto para eventos de navegação, não incluir esse campo pode afetar muito negativamente a qualidade e as métricas dos resultados da pesquisa).
  • Nas solicitações de pesquisa, o ID do visitante precisa corresponder ao ID de visitante enviado nos eventos relacionados a essa solicitação de pesquisa(Caso contrário, os eventos são considerados incorretos e as métricas podem estar erradas.)
  • Nos eventos de pesquisa, a lista de IDs de produto precisa corresponder à lista de produtos exibida ao usuário na íntegra(Se eles não corresponderem, o impacto negativo na qualidade do resultado da pesquisa poderá ser grave e as métricas estarão incorretas.)
  • Se a pesquisa usa um filtro, filter precisa existir e analisar corretamente(Se esse campo não existir, a API Retail não poderá usar a parte de filtro dos dados, o que pode afetar negativamente a qualidade do resultado da pesquisa.)
  • Inclua o campo attribution_token para vincular outros eventos de volta aos eventos de pesquisa(Não incluir um token de pesquisa afeta muito negativamente a qualidade da pesquisa e a precisão das métricas.)

Requisitos de dados para a Retail Search:

Para otimizar automaticamente a experiência de pesquisa com base nos eventos ingeridos é preciso de alguns requisitos, além de que os eventos precisam ser enviados pelo menos uma vez por dia, com um atraso máximo de 24 horas.

  • Volume de eventos de search: 2.000.0000 nos últimos 90 dias, É recomendável ingerir 2.000.000 de eventos search em 90 dias para receber análises mais detalhadas de qualidade de dados. Pelo menos 2 milhões de eventos nos últimos 90 dias são obrigatórios para otimizar a experiência de pesquisa com base nos eventos ingeridos.
  • Volume de detail-page-view atribuível a um evento de search: 500.000 nos últimos 30 dias, Pelo menos 500.000 eventos são obrigatórios para otimizar os resultados da pesquisa usando eventos do usuário.
  • Média de eventos detail-page-view atribuídos a um evento search por produto: 10 nos últimos 30 dias, Obrigatório para otimizar os resultados da pesquisa usando os eventos ingeridos, a menos que os eventos dos últimos 21 dias sejam enviados.
  • Proporção de eventos search com filtros analisáveis: 0,1 nos últimos 30 dias, Recomendado para um bom modelo de atributos dinâmicos.
  • Proporção de produtos pesquisados com preço: 0,95 nos últimos 30 dias, Obrigatório para otimizar os resultados da pesquisa usando os eventos ingeridos.
  • Média de eventos add-to-cart atribuídos a um evento search por produto com preço: 0,5 nos últimos 30 dias, Recomendado para resultados da pesquisa otimizados para receita.
  • Média de eventos purchase-complete atribuídos a um evento search por produto com preço pesquisável: 0,5 nos últimos 30 dias, Recomendado para resultados da pesquisa otimizados para receita.

A API usa os mesmos dados para o Recommendations AI e o Retail Search, ou seja, caso utilize os dois não será necessário ingerir os mesmos dados duas vezes.

Com muitas opções de integração, é possível ingerir dados usando ferramentas como BigQuery, Cloud Storage, Merchant Center, Gerenciador de tags e Google Analytics.

A utilização de outros produtos Google ou não pode interferir no tempo médio de integração da API, que geralmente é algumas de semanas. Para a Retail Search, a duração dependerá da qualidade e quantidade de dados a serem ingeridos.

Custo

O Retail Search fornece resultados de produtos de alta qualidade que são personalizáveis para suas necessidades de negócios.

Você pode aproveitar a consulta e a compreensão contextual do Google para melhorar a descoberta de produtos em seu site e aplicativos para dispositivos móveis.

As únicas operações de Retail Search que incorrem em cobranças estão solicitando resultados de pesquisa ou navegação chamando o método Search.

Não há cobrança para importar ou gerenciar eventos do usuário ou informações do catálogo.

As consultas de pesquisa e navegação na Retail Search são cobradas em US$ 2,50 por 1.000 solicitações.

Exemplo:

Um aplicativo fez 10 milhões de consultas de pesquisa por palavra-chave e 10 milhões de consultas de navegação em um mês.

O calculo de custo ficaria assim:

  • Consultas de pesquisa = 10 milhões
  • Consultas de navegação = 10 milhões
  • Consultas totais do mês = 10 milhões + 10 milhões = 20 milhões
  • Preço da Retail Search = US$ 2,50 por 1000 Consultas
  • Custo total = 20 milhões de Consultas x $2.50/1000 = $50,000

Referências:

https://cloud.google.com/retail/docs/features?_ga=2.268000334.-1973433394.1660651982&_gac=1.19264970.1659721447.Cj0KCQjw_7KXBhCoARIsAPdPTfhS9MjQJ_VT9cneLRn-mBVpf0at3EfkPqzpJar6kILTzKjhi_zSzDAaAv0kEALw_wcB

https://cloud.google.com/retail/docs/overview?hl=pt-br

https://cloud.google.com/retail/docs/how-to?authuser=2&_ga=2.200358894.-1973433394.1660651982&_gac=1.123073017.1659721447.Cj0KCQjw_7KXBhCoARIsAPdPTfhS9MjQJ_VT9cneLRn-mBVpf0at3EfkPqzpJar6kILTzKjhi_zSzDAaAv0kEALw_wcB

https://cloud.google.com/retail/docs/record-events?authuser=2&_ga=2.195125228.-1973433394.1660651982&_gac=1.94828910.1659721447.Cj0KCQjw_7KXBhCoARIsAPdPTfhS9MjQJ_VT9cneLRn-mBVpf0at3EfkPqzpJar6kILTzKjhi_zSzDAaAv0kEALw_wcB