O que é Customer Data Platform (CDP)?

 Atualmente podemos dizer que um dos ativos mais valiosos de uma empresa são seus dados, com eles é possível traçar as mais diversas estratégias de vendas, marketing ou até mesmo conhecer melhor os seus clientes e potenciais clientes.

Mas nem sempre essas informações são aproveitadas ao máximo, não basta apenas estarem em um repositório único ou bem estruturadas, esses dados precisam de uma finalidade. Se o objetivo for entender quem é o cliente da empresa e as suas necessidades uma Customer Data Platform pode ser uma ferramenta valiosa.


O que é Customer Data Platform?

O CDP (sigla para Customer Data Platform) utiliza dados de clientes coletados de várias fontes diferentes, podendo ser de fontes primárias, secundárias e até mesmo terciárias.

As Fontes primárias (First-Party Data) são os dados que são coletados diretamente de interações com os clientes e públicos nos próprios canais da empresa, como o site, seu aplicativo ou atendimento. O histórico de compras, registros de ligações de suporte são alguns exemplos.

Os dados secundários(Second-party Data) são considerados como os dados primários de uma empresa parceira confiável, que podem ser comprados pela empresa que está montando o perfil do cliente.

Já as informações terciarias ou 3rd party data são informações coletadas por empresas que não possuem relacionamento direto com os consumidores, como dados do IBGE por exemplo.

Não é uma regra ter que utilizar todas essas fontes, geralmente é usada somente a fonte primária ou a junção da primária com a terciária.

Todos esses dados serão analisados com machine learning para traçar o perfil do cliente, entender sua trajetória, experiências e relacionamento com a empresa.

Esse perfis poderão ser utilizados pelos gestores para traçar uma estratégia mais assertiva de vendas ou marketing, já que ao saber cada particularidade do usuário seria possível saber seus principais interesses.

Resumidamente o CDP é uma plataforma de gerenciamento que coleta dados de clientes de várias fontes para formar um repositório de dados único que pode ser usado pela equipe de vendas, atendimento ou marketing para gerar valor no relacionamento com o cliente ao traçar uma estratégia.

É importante não confundir o CDP com um Data Lake, apesar deste também unificar os dados, o CDP pode ser integrado ao Data Lake para coletar os dados dele.

Com essa unificação, obtemos uma visão 360 do cliente já que todos os seus dados estão no mesmo local, a ferramenta de CDP também pode higienizar e padronizar esses dados, geralmente as plataformas já possuem funções pré-definidas (Built-in Function) que podem apoiar nisso e com o uso de inteligência artificial é possível obter insights sobre cada tipo de cliente.

Também é possível gerar relatórios para apoiar no acompanhamento e exibição de indicadores, métricas e dados. Podendo customizar para atender a necessidade de cada empresa.