Como criar uma Synchronization Task no IICS

 

Nesta postagem, falaremos como criar uma Synchronization Task no IICS da Informatica.


O que é o IICS?

IICS seria a sigla para Informatica Intelligent Cloud Services.

Ele é uma solução fornecida pelo Informatica que pode ser usada para integrações de dados, aplicativos e/ou processos locais com um ambiente em nuvem.

Synchronization Task

Como dito anteriormente na série de introdução ao IICS, uma tarefa de sincronização permite que você sincronize os dados entre uma origem e um destino.

Atualmente o IICS suporta conexão de banco de dados, conexão de arquivo simples e conexão de Salesforce como tipos de origem e destino.

Passo a Passo

  1. O primeiro passo a fazer é o acesso em sua conta.



  1. Clique em Data Integration:



  1. Clique em New:



  1. Selecione Synchronization Task e clique em Create:



  1. Preencha as informações da aba "Definition" conforme abaixo, clique em Next:



Observação:

  • A propriedade "Task Name" se refere ao nome da tarefa de sincronização. Ele pode conter caracteres alfanuméricos, espaços e alguns caracteres especiais, como sublinhado, ponto e hífen.
  • A propriedade "Location" se refere ao local onde será salvo a tarefa no IICS.
  • A propriedade "Description" é um campo opcional em que é possivel fornecer uma breve nota sobre a tarefa.
  1. Neste exemplo iremos usar uma Connection exemplo do próprio IICS, clique em Sample:



  1. Selecione CSV e clique em OK:



  1. O restantes das informações da aba "Source", mantenha como abaixo:



Observação:

  • A propriedade "Source Type" permite definir o tipo da fonte para uma tarefa de sincronização, que pode ser:
  1. Single Object: Permite executar a operação em um único objeto de origem. Por exemplo, um único arquivo simples, como um .txt.

  2. Multiple Object: É possível configurar várias objetos como origem, podemos citar tabelas de banco de dados como um exemplo.

  3. Saved Query: Para utilizar essa opção é preciso criar o componente Saved Query. Podemos fazer essa criação a partir de uma ou mais tabelas do banco de dados usando um comando SQL de Select, este comando será usado para recuperar as informações da fonte.

  4. Na aba Target, vamos usar uma connection exemplo do Oracle:





Observação:

  • Para uma tarefa de sincronização, você pode gravar dados em: Single Flat File,Database Table,Salesforce Object. Mas conexões de destino que você pode usar também dependem da operação de tarefa selecionada. Por exemplo, se você selecionar a operação Upsert, não poderá usar uma conexão de destino de arquivo porque não é possível efetuar Upsert de registros em um destino de arquivo.
  1. Na aba "Filters" clique em New:



  1. Coloque conforme abaixo e clique em Ok, depois em Next:



Observação:

  • Um filtro de dados permite limitar os dados que você recupera da fonte. Ele atua como uma cláusula WHERE da consulta que recupera os registros da fonte.

Para uma tarefa de sincronização, você pode aplicar dois tipos de filtros de dados:

  1. Simple: É usado quando todas as condições do filtro podem ser unidas usando o operador AND.
  2. Advanced: É usado quando as condições do filtro são complexas e a conexão é uma conexão de arquivo simples e é necessário usar o operador OR no filtro de dados

O tipo de filtro é determinado com base no tipo de conexão de origem e na condição do filtro. Se o seu tipo de origem for um arquivo simples, você deve usar o filtro de dados avançado.

  1. A proxima etapa é a de mapeamento de campos, deixe conforme abaixo e clique em next:



  1. Na etapa de Schedule mantenha os valores default, clique em Finish:



  1. Sua task deve ter sido criada com sucesso, para executar clique em Run: