Nesta postagem, falaremos como criar um orçamento no GCP utilizando o Cloud Billing.

O que é Cloud Billing?
É uma funcionalidade do GCP que permite o planejamento e controle de faturamento em um projeto.
É possível definir orçamentos para monitorar os custos e configurar alertas por e-mail ou pelo Cloud Pub/Sub quando os limites de orçamento definidos forem excedidos.
Passo a Passo
1. O primeiro passo a fazer é o login em sua conta do GCP, para este tutorial você vai precisar de uma conta que possua um projeto:

2. Na tela inicial, selecione o projeto e no menu clique em Faturamento:

3. Selecione Orçamentos e alertas e clique em Criar Orçamento:

4. Defina um nome para seu orçamento, selecione os projetos em que será aplicado e os produtos especificos(exemplo: Cloud Storage, Dataprep), clique em próxima:

5. Estipule um valor total para o orçamento, clique em próxima:

6. Crie suas regras de limite de alerta, na imagem abaixo criamos 3 regras: 50%, 90% e 100%, isso serve para quando o valor chegar nesse limite será enviado um email de alerta para o endereço de email dos administradores da conta de faturamento, clique em concluir:

7. O orçamento poderá ser visto no menu de Orçamentos, o valor gasto até o momento e os alertas definidos:

Referências
- Definir orçamentos e alertas de orçamento
- Gerenciamento de custo